domingo, 5 de agosto de 2012

Manjar de coco muito fácil e gostoso









Esse manjar de coco é bem fácil de fazer e sempre dá certo.
Se, após esfriar você levá-lo ao freezer por 2 horas, já estará pronto para comer.



Ingredientes:
1 xícara (de chá) de Maizena
1 litro de leite

Meia xícara (de chá) de coco ralado
1 xícara e meia (de chá) de açúcar



Modo de preparo:


1- Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre (para não empelotar) até ficar um mingau grosso. (Quando chega a esse ponto, começa a formar umas bolhas, que estouram. Pare de mexer e deixe só mais um minutinho).


2-  Unte um recipiente (uma forma com canudo no meio é melhor) com óleo, pode ser de soja mesmo. Isto fará com que ele não quebre quando você for virar a forma no prato. Não se preocupe que o óleo não transfere gosto nenhum para o doce.
3-  Após esfriar, leve  o manjar ao freezer por 2 horas, para que fique bem firme.




Preparando a calda:


2 xícaras (de chá) de açúcar
1 xícara ( de chá) de água bem quente

100 gramas de ameixas secas


Coloque o açúcar em uma panela e deixe dourar ( eu costumo colocar em fogo não muito alto e ir mexendo com uma colher de pau. Quando virar um caramelo dourado (preto não, amado, se não fica com um gosto horrível de queimado), coloque a água quente e dê uma mexidinha para virar uma calda e derreter as placas de açúcar que vão se formar. Coloque as ameixas, deixe só mais uns minutinhos e pronto. Após esfriar, leve a calda à geladeira.



Para desenformar o manjar, pegue uma faca e passe nas bordas. Ele vai soltar com mais facilidade na hora que vc virar  no prato.