sábado, 3 de dezembro de 2011

Receita de iogurte natural caseiro - bem fácil e fica ótima!




Eu adoro iogurte e raro é o dia em que não tomo pelo menos uns 300 ml. Os benefícios para a saúde são imensos. Minha mãe me ensinou a fazer iogurte natural em casa. Fica uma delícia batido com frutas, com müsli, puro, com açúcar ou adoçante. Humm!!


É bem fácil de fazer:


Ingredientes:


1 litro de leite tipo A


1 copo de 200 ml de iogurte natural (eu uso o iogurte natural da Nestlé, aquele de rótulo azul claro. Use o da sua preferência, mas que não seja semidesnatado nem desnatado).




Como preparar:


- Ferva o leite.


- Após ferver, espere amornar. (Você coloca o dedo para sentir a temperatura e não sente o leite queimar sua pele. Mas também não pode estar morno para frio!)


Para não ter que ficar olhando relógio, eu mexo 100 vezes com uma colher de pau.


Tampo a vasilha e a envolvo com um tecido bem quentinho, para manter a temperatura constante. 

Coloco num lugar em que ninguém vá mexer, por exemplo, em cima da geladeira. Como é necessário esperar umas 12 horas, é bom fazer de noite, assim o iogurte ficará fermentando durante a madrugada, enquanto você dorme.



Passado esse tempo, você verá que o leite se transformou num iogurte muito suave. É só colocar para gelar e consumir. Delícia!




Quer fazer mais? É só reservar 200 ml desse iogurte que você fez e repetir o processo. Nem precisa comprar outro potinho.